quarta-feira, novembro 21, 2007

Kadhafi em Lisboa

Já todos sabemos. Portugal, que preside à União Europeia, vai promover em Lisboa uma cimeira africana.
Vão cá estar os líderes africanos, mesmos os indesejáveis, e quem não vai faltar também é o líder líbio Muammar Kadhafi que, já exigiu, quer ficar numa tenda... Se calhar é para mostrar que vive com simplicidade...
Deve ser por causa dessa "simplicidade" que ele traz consigo uma comitiva de 300 pessoas, incluindo a sua guarda pessoal (composta apenas por mulheres, especializadas em artes marciais)
Para mim, o mais importante disto tudo é saber que na Líbia, apesar das igrejas cristãs existentes (apenas uma por denominação em cada cidade e compostas apenas por cidadãos estrangeiros) não sofrerem perseguição directa, os líbios estão proibidos de entrar nelas; não podem ser importadas, legalmente, Bíblias em árabe; as igrejas não podem receber dinheiro do exterior.
Garante a Missão Portas Abertas que é muito difícil penetrar na Líbia com o Evangelho; o correio é censurado; os contactos pessoais são fortemente monitorizados e os estrangeiros vigiados de perto.
É esta a realidade cristã neste país socialista, dito laico mas que presta vassalagem ao islamismo, de partido único e muito rico em petróleo.

Sem comentários: