quarta-feira, outubro 17, 2007

Pobreza

Hoje comemora-se o dia contra a pobreza. Em todo mundo, dizem os números, uma em cada seis pessoas, vive em condições de probreza extrema. Em Portugal, segundo o Eurostat, 20% dos portugueses (dois milhões) vive na pobreza. Estamos, de resto, no top 10 dos países membros da U.E. mais pobres. E poderíamos ficar aqui muito tempo a debitar números, todos eles desencorajadores.
Convém lembrar que a pobreza não vem de fora para dentro e sim de dentro para fora. Eu conheço famílias em que essa evidência é notória. São pobres porque a família não tem regras de vida. Se algum dinheiro surge ele é, imediatamente, gasto naquilo que não é pão. Antes da família (dos filhos) estão primeiro os vícios (alcool, drogas, tabaco, jogo). Ora isto não se resolve dando mais dinheiro aquela família. O problema está no interior daquelas pessoas.
É por isso que, se todos devemos lutar contra a pobreza, todos devemos ter em conta que a pobreza não se irradica apenas acenando com a bandeira do social. É uma bandeira importante mas inteiramente insuficiente.

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Tens razão, mas isso não quer dizer que não existam pobres que precisam de ajuda. Existem muitos tipos de "pobrezas". Preocupa-me a pobreza extrema. A Pobreza extrema nas crianças, em jovens casais e em velhos desamparados. A responsabilidade primária é nossa. Se não amarmos a quem vemos (o nosso próximo), como poderemos amar a quem não vemos (Deus)?
Que Deus nos ajude a ajudá-los.

Abraço

José Carlos disse...

De acordo. Eu não disse que não devemos ter preocupações sociais; claro que devemos. Só que atacar o mal por fora sem o resolvermos por dentro poderá vir a revelar-se tarefa inútil.
Abraço