quarta-feira, outubro 17, 2007

Pobreza

Hoje comemora-se o dia contra a pobreza. Em todo mundo, dizem os números, uma em cada seis pessoas, vive em condições de probreza extrema. Em Portugal, segundo o Eurostat, 20% dos portugueses (dois milhões) vive na pobreza. Estamos, de resto, no top 10 dos países membros da U.E. mais pobres. E poderíamos ficar aqui muito tempo a debitar números, todos eles desencorajadores.
Convém lembrar que a pobreza não vem de fora para dentro e sim de dentro para fora. Eu conheço famílias em que essa evidência é notória. São pobres porque a família não tem regras de vida. Se algum dinheiro surge ele é, imediatamente, gasto naquilo que não é pão. Antes da família (dos filhos) estão primeiro os vícios (alcool, drogas, tabaco, jogo). Ora isto não se resolve dando mais dinheiro aquela família. O problema está no interior daquelas pessoas.
É por isso que, se todos devemos lutar contra a pobreza, todos devemos ter em conta que a pobreza não se irradica apenas acenando com a bandeira do social. É uma bandeira importante mas inteiramente insuficiente.

3 comentários:

JOINCANTO disse...

Tens razão, mas isso não quer dizer que não existam pobres que precisam de ajuda. Existem muitos tipos de "pobrezas". Preocupa-me a pobreza extrema. A Pobreza extrema nas crianças, em jovens casais e em velhos desamparados. A responsabilidade primária é nossa. Se não amarmos a quem vemos (o nosso próximo), como poderemos amar a quem não vemos (Deus)?
Que Deus nos ajude a ajudá-los.

Abraço

José Carlos disse...

De acordo. Eu não disse que não devemos ter preocupações sociais; claro que devemos. Só que atacar o mal por fora sem o resolvermos por dentro poderá vir a revelar-se tarefa inútil.
Abraço

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,