sábado, maio 15, 2010

Agora que foi embora...

Agora que foi embora o chefe do Vaticano partiu cheio de alegria e com a imagem lavada por banhos de multidão.
Em Portugal limpou-se o lixo (mais que muito) nos locais de maior concentração. O Presidente da República diz que o país ficou reconfortado com a mensagem; os analistas procuram (à lupa) descobrir, nos discursos do chefe da igreja romana, alguma coisa que ele já não tenha dito noutros discursos.
Os portugueses, em geral, tomam o gosto (amargo) às medidas de austeridade resultantes do acordo entre Sócrates e Passos Coelho que foram tomadas a coberto da batina vermelha papal que tanto irritou alguns adeptos do F.C.P.
O país ganhou o quê?

6 comentários:

Mário Pinho disse...

Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma...

José Carlos disse...

É verdade Mário. Abraço

Anónimo disse...

Esqueça que foi o papa que transmitiu a mensagem, substitua o papa por alguém muito especial para si e fixe-se na mensagem, ............................só depois de fazer isso poderá ver muitos pontos positivos.

Eu acho que o problema não está na mensagem, por muito repetitiva que ela seja, como diz. O problema para si parece estar na figura que a transmitiu, neste caso o papa.

Pense que apesar de não gostarmos muito de determinadas figuras elas podem transmitir coisas importantes. (eu quando andava na escola também não gostava de alguns professores mas se não os ouvisse talvez hoje não seria a pessoa que sou)

Agora que se foi embora...

Abraço

José Carlos disse...

Meu caro anónimo (ou anónima?) aquilo que o chefe da igreja romana diz nada acrescenta. Falar contra o aborto? Já o fez tantas vezes... Falar contra os casamentos homossexuais? Nada de novo também... Falar contra o capitalismo (materialismo) desumano? Não sei que autoridade tem o Vaticano para ser moralista.
Se reparar bem o que o vosso papa diz é sempre mais do mesmo.
Mas o que mais me preocupa é quando ele diz ser aquilo que não pode ser e que nunca será.
Ele não é substituto de Pedro porque o Apóstolo nunca foi papa, nunca deverá, sequer, ter estado em Roma, nunca fundou a igreja de Roma, etc.
A figura do papa é uma invenção da igreja de Roma nada tendo a haver com a primordial igreja de Jesus Cristo.
E muito menos o papa é o vigário de Cristo na terra. Se o caro anónimo se desse ao trabalho de verificar o que a Bíblia diz concluiria que quem ficou, neste mundo, a substituir Cristo foi, de forma invisível, o Espírito santo e de forma visível a igreja de Cristo, que é o seu corpo e se compõe de todos os que, verdadeiramente, n’Ele crêem.
O resto, lamento dizer-lhe, não passa de folclore religioso e como eu lamento que tanta gente corra atrás disso.

Anónimo disse...

Boa tarde!

O seu comentário só vem confirmar o que escrevi no meu comentário anterior, infelizmente.

Mas em relação a mim está enganado.

Peço desculpa dizer-lhe que ele não é o meu papa, e como tal subscrevo tudo o que disse sobre o mesmo.

Eu ao contrário de você, sou flexível e respeito esse folclore religioso de que fala apesar de também não concordar, e vou assimilando tudo o que acho positivo nesse folclore, neste caso a mensagem.

É importante que sejamos tolerantes, flexíveis e que tenhamos respeito pelos outros apesar de não concordarmos com a fé que eles professam.

Abraço

José Carlos disse...

Eu gosto de respeitar toda a gente mas isso não me impede de ter opinião e ser inflexível com a mentira. Sobretudo se essa mentira estiver, como estou convencido que está, a induzir as pessoas em erro pondo em causa o seu futuro na eternidade.
É que eu acredito no que a Bíblia diz. Quanto ao que os homens dizem se não estiver de acordo com o que a Bíblia diz não aceito. Não me peça para ser flexível com a mentira.