quarta-feira, janeiro 27, 2010

Para que não se esqueça

Celebra-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que coincide este ano com o 65º aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau.
O governo português, em nota divulgada à imprensa, associa-se às comemorações afirmando que: “A evocação do Holocausto - o extermínio deliberado de seis milhões de Judeus - deve sinalizar para sempre os perigos que encerram o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo, de modo a evitar repetições, em qualquer escala e em qualquer parte, de tragédias com tal natureza”.
A isto eu digo ámen.
O louco presidente iraniano vai, certamente, aproveitar para, mais uma vez, afirmar que o holocausto nunca existiu. A isso não digo o que me apetecia dizer...

5 comentários:

Anónimo disse...

"O louco presidente iraniano vai, certamente, aproveitar para, mais uma vez, afirmar que o holocausto nunca existiu"

Por favor. Indique as fontes que provam que ele disse que o holocausto nunca existiu.
Ou complemente com o pedido de desculpas do NYT e outros onde os proprios jornais e agencias comunicam que se " enganaram" na traducao.
Ou continue mentindo.

José Carlos disse...

Meu caro confesso desconhecer esses pretensos pedidos de desculpa. (a comunicação social portuguesa nada disso referiu) Mas eu ouvi o homem a discursar na assembleia-geral da ONU e o ódio por ele "vomitado" contra os judeus dizem até muito mais do que essa frase.
É claro que se ele pudesse, graças a Deus não pode, seria ele a mandar ligar os fornos crematórios. Por isso não se atormente tanto.

sara disse...

Caro Anónimo,

aqui seguem as fontes, que pede, sobre o discurso de Ahmadinejad.

REUTERS:
http://www.reuters.com/article/idUSTRE58H17S20090918

THE TELEGRAPH:
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/iran/6204863/Iran-clashes-as-Mahmoud-Ahmadinejad-calls-Holocaust-a-lie.html

THE NEW YORK TIMES
http://www.nytimes.com/2009/09/19/world/middleeast/19iran.html

BBC:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/8264111.stm


Podia, como sabe, continuar...
Mas, se calhar, o caro Anónimo é daquelas pessoas que acham que a comunicação social deturpa sempre os factos em favor do Ocidente. Por isso, sugiro-lhe que leia as declarações oficiais das principais potências mundiais sobre essas declarações do presidente iraniano:

Robert Gibbs, PORTA VOZ DA CASA BRANCA:

"Promoting those vicious lies serves only to isolate Iran further from the world" ("Promover essas mentiras só serve para isolar ainda mais o Irão do Mundo")

Frank-Walter Steinmeier, MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS ALEMÃO

"This sheer anti-Semitism demands our collective condemnation." ("Este anti-semitismo exige a nossa condenação colectiva")

PORTA-VOZ DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS FRANCÊS:

"The remarks are unacceptable and shocking" ("Essas declarações são inaceitáveis e chocantes")

David Miliband, SECRETÁRIO DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS BRITÂNICO

"The denial is abhorrent as well as ignorant". ("Negar o holocausto é horrendo e ignorante")


Andrei Nesterenko, PORTA VOZ DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA RÚSSIA

“Similar statements, no matter where they come from, violate the truth and are completely inadmissible" ("Declarações como estas, independentemente de onde vêm, violam a verdade e são totalmente inadmissíveis")


Não me parece que os governos dos vários países tenham reagido sem confirmar a veracidade das declarações (e da tradução)... e também tem aí a reacção do governo russo, para não dizer que só os aliados dos EUA criticaram Ahmadinejad.

Claro que encontrará textos com declarações de ministros iranianos a defender que O MUNDO INTEIRO interpretou mal as declarações de Ahmadinejad... mas não encontrará, com certeza, nenhuma declaração do próprio presidente do irão a dizer que não foi aquilo que quis dizer.

Estranho, não é?

José Carlos disse...

Obrigado Sarinha pelo teu contributo.
Beijinhos

sara disse...

de nada! há coisas que não se podem negar. e há mentiras tão óbvias que ninguém devia defender. beijinhos!