quarta-feira, julho 08, 2009

"O firmino"

Este fantoche, que encontrei já não me lembro bem onde, foi meu parceiro na tarefa de contar histórias (bíblicas e não só) às minha filhotas. Na verdade "o firmino" era um personagem que a Lídia e a Sara muito admiravam porque, pensavam elas, falava e era amigo delas.Com voz esganiçada (a minha em falsete) o fantoche lá as preparava para as histórias, sobretudo da Bíblia, que depois eu contava.Uma das predilectas era a da menina Rode que, reunida (com a igreja) em oração em casa de Maria, mãe de João Marcos, tomou conhecimento que o apóstolo Pedro estava a bater á porta e, com a alegria, foi dar a notícia a todos os outros que não acreditaram. Afinal o apóstolo Pedro tinha sido levado, por instruções de Herodes, para a prisão e a intenção final era que fosse morto.
As minha filhotas, como se fosse sempre a primeira vez, aguardavam que eu batesse à porta (imaginando que era Pedro quem o estava a fazer) e que dissesse: "A Rode perguntou quem era e quando ouviu que era o Pedro, por causa da alegria que sentiu, não abriu a porta mas foi contar aos outros; mas quando a porta foi aberta..." aqui elas interrompiam-me e diziam em uníssono comigo: "Era o Pedro".
Quer acreditem quer não, as minhas filhotas ainda hoje olham para este fantoche (e para mim claro) com enorme carinho.

11 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Muito engraçado o Firmino.
E que rico contador de histórias tu és!

Acho que me lembro desse boneco dos acampamentos, não sei.

José Carlos disse...

Sim, Jorge, acho que o cheguei
a mostrar lá...

sara disse...

maravilhoso! o firmino é um dos marcos da nossa infância. todas as terças à noite lá aparecia ele. tinha montes de histórias para contar, mas nós só queríamos a da rode e do pedro! vá lá saber-se porquê!
o firmino é o símbolo de momentos muito bons, entre pai e filhas, que fizeram de nós quem somos, também.
e... aqui pra nós que ninguém nos ouve... se o firmino, na voz do pai em falsete, ainda nos contasse histórias para adormecer, nós íamos gostar muito! :)

José Carlos disse...

Acredito. Só que atravessar, quase, todas as noites a ponte da Arrábida (no Porto) para ir adormecer a mais velha e deslocar-me, quase, todas as noites a Lisboa para adormecer a mais nova... convenhamos que seria uma tarefa para um super herói.

sara disse...

mas tu és um super pai!!!

José Carlos disse...

Obrigado meu amor mais pequenino

sara disse...

e a outra que não comenta!!!! deve estar roidinha!!! ;)

Lídia disse...

Peço desculpa por esta ausência forçada, mas o meu computador estava feito com a miuda de lá de baixo e não me deixava comentar!grrrrrrrrrrrrrrr
mas aqui estou eu pra vingança! :)
Nada disso, a mais nova tem toda a razão..a nossa infânica foi mesmo muito bonita graças também a este dom que tens. Só temos a agradecer cada momento proporcionado.
Confesso que às vezes sinto vontade de ainda ser pequenina:)
já agora, ó rufiazinha do centro, tenho saudadinhas..muitas!
beijinhos

José Carlos disse...

Lídia meu amor, para mim (e para a mãe) tu e a tua mana serão sempre pequeninas.
Beijocas

sara disse...

ela a falar com diminutivos a pedir mimos ao papá! :) :) repara: para mim escreveu "meu amor mais pequenino" e para ti "meu amor", muito mais distante. é aquela ligação de pai com filha preferida... :)

José Carlos disse...

Correcção: Lídia meu amor maiorzinho...