terça-feira, março 24, 2009

Tuberculose

Foi a 24 de Março de 1882 que o alemão Robert Koch descobriu o bacilo responsável pela tuberculose. É por isso que o bacilo ficou a ser conhecido como bacilo de Koch, ou na forma abreviada, utilizada até hoje, como BK.
A doença, pode dizer-se, está de regresso em grande força por causa da toxicodependência e da Sida. Convém recordar que, a não ser para a tuberculose multirresistente, a doença pode ser vencida. Seja como for é preciso estar atento porque o mal se transmite até por um simples espirro.
Mas no dia em que se fala, em todo o mundo, da tuberculose recordei-me do meu falecido pai. Ele que era mineiro (e que por causa disso acabaria por morrer asfixiado com apenas 56 anos) foi consultar um médico, em Cabeceiras de Basto, porque andava com muita tosse e falta de ar.
O médico, ainda sem saber os resultados das análises que lhe receitou, apressou-se logo a aventar a hipótese do problema de meu pai ser a tão temível tuberculose.
Nunca me esquecerei da aflição de meu pai. Chegado a casa pegou numa lima e vai de marcar pratos, tigelas e talheres para que, os objectos marcados, fossem apenas utilizados por ele.
Viveu dias de angústia. A principal preocupação do meu desgastado pai não era tanto a possibilidade de estar tuberculoso mas sim a possibilidade de já ter infectado os filhos.
Foi um alívio quando as análises revelaram que o problema tinha origem no pó, que estava depositado nos seus pulmões e que o acabaria mor matar.
Naqueles dias os mineiros trabalhavam sem máscaras e, mesmo nessas precárias condições, não havia emprego em abundância.
E ainda nos queixamos hoje…

4 comentários:

Vilma disse...

É verdade.
Se bem que as nossas intoxicações, apesar de não tão visíveis, são muitas!

Anónimo disse...

Um beijinho.

Anónimo disse...

...creio que foi um grande homem,o pai do JOSÉ e meu avó ,que não conheci.creio que não vou dizer nenhuma asneira, mas naquele tempo poucos eram os pais que tinham essa procupação ,de garantir em primeiro o bem estar da familia,mas o sr.MANUEL tinha esse cuidado,como o JOSÉ demostra nesse pequeno texto,e como não o conheci(com grande tristeza minha),mas guardo todas as historias por vós vividas,e que nas varias ocasiões em que convivemos eu as ouvi contar.como o mundo seria melhor se houve-se mais homens como ele...até quinta

José Carlos disse...

Olá António; até quinta porquê? vais pagar-me o jantar?