segunda-feira, março 16, 2009

Aleluias

Um amigo católico romano (não praticante) disse-me, um dia destes, que "morava perto dos aleluias". Quis saber o que é que ele queria dizer com aquilo e percebi que ele morava perto de um salão de cultos da denominada Congregação Cristã em Portugal. Adverti-o de que a palavra Aleluia não deveria ser mal utilizada, como ele o estava a fazer, e perguntei-lhe: "Sabes o que a palavra significa?". Não sabia.
Esclareci-o então que Aleluia é uma palavra de origem hebraica que significa Louvai ao Senhor.
Infelizmente também há muitos evangélicos que, na prática, não sabem o significado da palavra. Quando dizem Aleluia, e alguns fazem-no até à exaustão, pensam que estão a louvar quando na verdade estão a mandar que os outros louvem.

P.S. Aleluias é o nome que o povo dá às flores (retratadas nas fotos) que geralmente florescem na época pascal.

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

É certo isso, mas também há alguns (muitos) que nunca proferem Aleluia, talvez porque pensem que isso é só uma coisa para "certas e determinadas" Congregações ou então é algo que ofende muito a Deus.

Mas vai haver um dia que se vai ouvir uma "voz de uma grande multidão, como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dirá: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina."

ALELUIA!

José Carlos disse...

Claro que sim mas quando, nesse dia, se ouvir Aleluia ainda se está a apelar a que se louve ao Senhor. Aleluia é um apelo a que se louve e depois do aleluia ainda é preciso louvar. O louvor não termina no Aleluia.
Sei que estamos de acordo