terça-feira, julho 31, 2007

Corvos

Ao longo dos tempos, o corvo tem aparecido aos olhos do ser humano como uma ave agoirenta, que atrai o mal. Isso deve-se, talvez, à sua plumagem preta e aos seus gostos necrófagos.
Há na Bíblia uma história, verídica, em que os corvos estão envolvidos. Não sabemos se nos tempos do profeta Elias aquelas aves (ao que hoje se sabe com uma inteligência que se desconhecia no mundo animal) gozavam da mesma fama. Se a resposta for sim, então terá sido uma maravilhosa novidade para Elias ver a sua sobrevivência ser garantida por aquelas aves agoirentas.
Numa altura de grande seca em Israel, motivada pela rebeldia do mau rei Acabe, Deus deu ordens a seu servo Elias que se refugiasse junto ao ribeiro da Querite. Aí poderia beber do ribeiro e Deus prometeu dar ordens aos córvos para que lhe levassem, de manhã e à noite, pão e carne (I Reis,17:3-6)
Imagino Elias a receber, da parte dos agoirentos, o seu sustento diário...
Por vezes a maior ajuda vem de onde menos esperamos. Deus tem a capacidade para fazer com que assim seja. Alguém disse que Deus, muitas vezes, embrulha presentes preciosos em papel grosseiro.
Confiemos.

4 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Deus supre as nossas necessidades, por vezes da maneira mais extraordinária e estranha, mas mostrando que continua interessado em nós. Mesmo quando fugimos para a "caverna".
Obrigado pela reflexão.
Abraços

José Carlos disse...

Obrigado pelo comentário. Abraço

Anónimo disse...

Também se faz menção do corvo na época de Noé.
Após as águas baixarem, Noé lança um corvo que vai e volta da terra para experimentar se já poderia deixar a arca.

Depois ele solta uma pomba que depois de um tempo volta com uma folha de oliveira.

De certo que o corvo tinha visto muita carne podre para se fartar e, por conta disso, não se faz mais menção do corvo nos versos seguintes.

Vejo o corvo como o tipo do homem carnal; onde houver carne, ali estará ele. A pomba é como o espírito do Senhor.

José Carlos disse...

Concordo, gago. Obrigado pela visita.
Abraço