segunda-feira, maio 07, 2007

Um Jesus Domesticado

Hoje falei com um rapaz que se considera "católico evoluido". Por isso, dizia-me ele, "sendo evoluido já não acredito em algumas coisas que a minha igreja ensina...".

Fixei, sobretudo, o pensamento deste rapaz a respeito de Jesus.
Jesus veio a este mundo para ensinar aos seres humanos como devem viver em sociedade; ele veio para unir os povos e, por isso, é contra toda a sorte de divisões. A única divisão que aceita é entre crentes e descrentes (não importando o que as pessoas crêem e sim que creiam em alguma coisa) Aquele rapaz dizia mesmo ser vergonhoso que aqueles que possuem algum conceito de divindade se guerreiem entre si.
Continuando a "despejar" a sua "teologia evoluida" aquele católico diz que, sendo Jesus a encarnação do bem jamais condenará, quem quer que seja, a um inferno de fogo.

Estes, alguns dos disparates ditos pelo "católico evoluido" com grande convicção.

Este Jesus domesticado eu não conheço. O Jesus que me é revelado nos evangelhos é até capaz de chamar hipócritas aos sacerdotes, construir um chicote de cordas e expulsar os vendilhões do templo, dizer que quem não é por ele é contra ele; que ninguém irá ao Pai a não ser por ele e apresentar-se como único Caminho, Verdade e Vida.

Este Jesus eu conheço e tu?

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Crenças acerca de Jesus há muitas. Jesus é o único que pode salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."

Abraços

Anónimo disse...

... "ipócritas"... ou... "hipócritas"?... hum... não conheço nenhum dos primeiros... se me puder apresentar agradecia... agora dos segundos... dos verdadeiros... existem (muitos) espalhados por todo o lado... ah, não quero que me apresente (mais) nenhum destes...

José Carlos disse...

Se calhar, com o h antes do i o anónimo em causa não se daria ao trabalho de deixar o seu comentário.
Mas, com ou sem h, o importante é que não sejamos hipócritas.
E não é hipocrisia defender-se uma ideia, por muito errada que ela esteja.