quarta-feira, maio 23, 2007

"Cadeira de S.Pedro" eles insistem...

Um destes dias vinha a ouvir rádio e, num debate, fazia-se o balanço da visita do chefe do Vaticano ao Brasil. Por várias vezes ouvi expressões como: " O actual inquilino da cadeira de S.Pedro" ou "Quem ocupa a cadeira de S.Pedro", etc.
A referência tem em vista um trono, construido em mármore e bronze, para o papa Alexandre VII entre 1656 e 1666. Dentro dele está um mais pequeno trono em madeira, considerado a cadeira de S.Pedro, embora fosse o trono onde foi coroado o imperador Carlos o calvo em 875.
Apesar disto e de se garantir (sem qualquer tipo de provas) que os ossos do Apóstolo estão enterrados por debaixo do altar da basílica, a verdade é, pasme-se, que o Apóstolo Pedro nunca esteve em Roma. Muito menos terá fundado lá a igreja cristã e assumido o cargo de primeiro papa.(cargo absolutamente desconhecido no Novo Testamento)
Basta uma leitura superficial do último capítulo da epístola de Paulo aos romanos para chegarmos a esta conclusão.
Por isso, por muito que isso doa aos meus amigos católicos, frases como "Quem se senta na cadeira de S.Pedro" não passam de folclore religioso.

6 comentários:

Anónimo disse...

...tal como o seu folclore religioso..., meu amigo...

José Carlos disse...

Em que se fundamenta para me fazer essa acusação? deixe-me adivinhar, em nada...
Você faz-me lembrar aqueles que afirmam, e quando interrogados porquê dizem: "porque sim..."
Com pessoas assim não vale a pena discutir.
Tenho pena.

Ana disse...

Gostei da expressão: "Folclore religioso". Concordo e subcrevo essas tuas palavras.

José Carlos disse...

Obrigado, Ana.

Anónimo disse...

Já agora... onde estudou História da Igreja para sustentar que São Pedro nunca esteve em Roma e que não foi lá que ele foi martirizado??

E quem lhe disse que foi São pedro que fundou o Cristianismo? Sempre entendi que Cristianismo vem de Cristo... e a pregação do Evangelho antes de chegar a Roma, pela Voz de Paulo, já se tinha espalhado na Palestina, Éfeso, Corinto, Antioquia (onde aliás surgiu pela primeira vez o nome de 'Cristãos')...

Talvez devesse estudar um pouco mais... para não mal interpretar o que ouve...

N.

José Carlos disse...

o meu caro Anónimo, na ânsia de argumentar, lê mal o que escrevo. Se lesse com atenção verificaria que não digo que foi Pedro que fundou o cristianismo. Digo, isso sim, que a igreja católica ensina que Pedro foi o fundador da igreja cristã em Roma. É diferentes, não é? Eu também acredito que a igreja cristã foi fundada por Cristo e sei bem que foi em Antioquia que os discípulos de Cristo foram, pela primeira vez, chamados de cristãos.
Também sei que o Evangelho se espalhou, graças a Paulo e outros, por várias partes do mundo e é bom vê-lo admitir que foi Paulo quem levou o Evangelho até Roma, embora nada na Bíblia diga isso. Quando Paulo escreve a carta à igreja de Roma ele ainda não tinha ido lá. Basta ler a Epístola para poder concluir isto. É, de resto nesta Epístola que descubro que Pedro não foi o fundador daquela igreja e muito menos o seu líder (como defende a sua igreja caro Anónimo).
Se reparar no último capítulo (de Romanos)Paulo saúda várias pessoas que sem dúvida se destacavam, por vários motivos, entre os crentes romanos. Mas não há, por parte de Paulo, uma única alusão a Pedro. Acha que se Pedro estivesse em roma a liderar aquela igreja Paulo não se referiria a ele? não lhe enviaria, pelo menos, uma saudação?
Quanto ao meu conhecimento da história da igreja devo dizer-lhe que já fui professor, ao nível de instituto bíblico, e uma das matérias que ensinei foi justamente "história da igreja".
Seja como for, aquilo que a Bíblia diz é, para mim, muito superior a qualquer compêndio de história.
Espero ter satisfeito a sua curiosidade.
Abraço