domingo, janeiro 01, 2006

Egoismos

O egoismo, defeito que afecta todo o ser humano, tem várias máscaras. Por vezes mascara-se até de "interesse pelos outros". É por isso que não devemos deixar de apontá-lo quando ele se manifesta, empurrando algumas pessoas para o suicídio.
Não há muito tempo foi uma amiga da Sara(minha filha mais nova) que pôs termo à vida; ontem, no momento da passagem de 2005 para 2006, outra manifestou iguais intenções, felizmente sem o conseguir.
Ninguém imagina a quantidade de pessoas que são afectadas por estas estúpidas decisões. Quem as toma, para além de manifestar uma enorme cobardia, manifesta um enorme egoismo. Tais pessoas preocupam-se apenas em "resolver" o seu problema, que pode consistir numa enorme preguiça para enfrentar os vários bloqueios que a vida lhes coloca.
Desistir da vida, ao contrário do que se possa pensar, representa assim, também, um "chega p'ra lá" naqueles que nos rodeiam. Um auténtico "estou-me a marimbar" para aquilo que os outros vão pensar, sentir e sofrer. Sem dúvida uma atitude fortemente egocentrista.

Será bom que olhemos para a atitude daquele que é exemplo para toda a humanidade. Jesus também esteve disposto a morrer, não para escapar fosse ao que fosse, mas para nos proporcionar que escapássemos a morte espiritual.
Esqueceu-se totalmente d'Ele para se lembrar inteiramente de nós.
É sempre bom "temperarmos" a nossa tendência de olhar ao redor com a de olhar para cima.

Sem comentários: