terça-feira, agosto 24, 2010

Símbolos religiosos

Um destes dias, ao assistir a uma reportagem sobre um grupo de traficantes que ao fugirem da polícia se refugiaram num hotel no Rio de Janeiro, vi um desses traficantes a ser levado pela polícia. Estava de tronco nu e por isso pude ver que transportava consigo uma volta com um crucifixo.
Como é possível que se transporte este símbolo religioso e, simultaneamente, se esteja a traficar droga sendo até capaz de assassinar no decurso da tarefa?
Ora, os símbolos são apenas isso, sem qualquer tipo de poder apesar de muitos os usarem como uma espécie de talismã, para dar sorte.
Jesus não deixou símbolos para os usarmos como talismã. Deixou símbolos (pão e vinho) para nunca esquecermos A OBRA que Ele realizou na cruz do calvário onde um justo tomou o lugar dos injustos pagando, totalmente, a dívida que a humanidade tinha (e a maior parte ainda tem) para com Deus.

2 comentários:

Cristina disse...

Em relação aos símbolos religiosos usados com uma espécie de talismãs para os mais variados fins e que envolvem fortes superstições, que rendem um bom dinheiro a quem está envolvido na sua elaboração e posterior comercialização, a minha posição é que no dia em que mostrarem na Bíblia onde está escrito que devemos usá-los para agradar a Deus, eu começo a acreditar que têm poder! Como isso não vai acontecer, aprecio alguns enquanto objectos de arte, não como objectos a quem ligo a minha fé!
Cumprimentos

José Carlos disse...

Plenamente de acordo, Cristina.
Cumprimentos