terça-feira, abril 13, 2010

Salvação segundo Deus

Ontem, no final da reunião, uma jovem senhora quis falar comigo a propósito da mensagem. Foi convidada por uma amiga (membro da igreja) e ficou incomodadíssima por me ter ouvido dizer que a salvação é pela graça mediante a fé sem as obras.
Perguntou-me, sem disfarçar o seu incómodo, se eu achava que se tem de ser mau para se ser salvo. Eu lembrei-lhe que há apenas um que é bom, Deus, e que todos os seres humanos são maus.
A senhora não desarmou e fez-me ver que, apesar de todos sermos maus, uns são piores do que outros. Eu perguntei-lhe qual era a forma de ela aferir isso e se não achava que, ao considerar-se melhor que os outros, não estava já a cometer o pecado do orgulho.
Ela compreendeu mas, mesmo assim, insistia na tese de que quem procura fazer o bem, como era o caso dela, Deus deveria levar isso em conta.
Expliquei-lhe que Deus tem apenas um método de salvação. Ele não possui um supermercado com vários métodos à escolha. Não tem um para ricos, um para pobres, um para os mais cultos, um para os menos cultos, um para os bonzinhos e religiosos e outro para quem, aos olhos da sociedade, é manifestamente mau.
Lembrei-lhe as palavras de Paulo: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. E as de Pedro: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
Lembrei-lhe ainda que, segundo João: “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus”.
Finalmente lembrei-lhe que somos nós que nos temos que sujeitar às regras de Deus e não Ele às nossas. Ele é soberano e nós somos pecadores.
Mas, mais uma vez notei, como é difícil fazer passar esta mensagem.

3 comentários:

Céu Vieira disse...

Olá meu amigo/irmão José Carlos, boa tarde!
Gostei muito desta postagem, pois aborda um assunto muito comum neste mundo sem Deus. É verdade que a maior parte das pessoas do mundo não entendem o AMOR de DEUS, daí não entenderem, nem aceitarem a salvação pela Graça. Não desnime querido irmão, é natural, pois quem está na carne, nada entende das coisas do ESPIRITO. E sabe que as coisas do ESPIRITO, discernem-se
espíritualmente.
"O diabo cegou-lhes o entendimento, para que não vejam a LUZ do EVANGELHO de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO".
Mas quando a semente cai em terra fértil, sim entendem a Salvação pela Graça e entregam a sua vida a JESUS, tal como nós o fizémos um dia. Por isso, o nosso trabalho é semear, que, se a terra for boa, a seu tempo nasce e depois, "uns semeiam, outros regam, mas só Deus dá o crescimento". Amén?!
Um beijinho e um abraço fraterno.

José Carlos disse...

Obrigado irmã Céu. Certamente que já lhe disseram isto: A irmã é Céu e do Céu.
Saudações no amor de Cristo.

Vilma disse...

Existe muita dificuldade para quem está enraizado nas obras, entender a dimensão da Graça de Deus, pela fé em Cristo.
gostei muito de ler!
DTA