sexta-feira, janeiro 08, 2010

Jantar de reis

Hoje, na Igreja Evangélica de Leça da Palmeira, há jantar de reis. E porquê? Porque os membros daquela Igreja gostam de confraternizar! Mas porque é que o jantar é de reis? Porque, de acordo com a Bíblia, todos quantos já creram em Jesus Cristo são filhos do Rei do universo e um dia vão reinar...
Há, pensavam que era em homenagem aos tais reis (magos) que do Oriente vieram, guiados por uma estrela, trazer presentes ao menino Jesus? Bem, também gostamos de os recordar. Afinal, ao contrário do que (na maior parte dos casos) aconteceu em Jerusalém, eles esperavam a vinda do Messias e estavam atentos aos sinais. E depois não vieram a Jesus "de mãos a abanar" ofereceram presentes que, certamente, foram muito úteis para a sobrevivência da família nazarena, nos primeiros anos de vida do Jesus menino.
O quanto podia-mos aprender com aqueles magos! Mas, em lugar disso, estamos mais interessados em saber se eram astrónomos; se vieram da China ou do Iraque; se foram guiados pelo cometa Halley ou por outro qualquer astro... como se isso interessasse para alguma coisa.
Estar atentos aos sinais. É isso que devemos aprender com eles. Até porque Jesus vai voltar e precisamos continuar atentos, ao contrário do que aconteceu (naqueles dias) entre os religiosos de Jerusalém.

Sem comentários: