quarta-feira, maio 13, 2009

A senhora de Fátima não é Deus

Cumpriu-se mais uma "grande manifestação de fé" em Fátima. Milhares de pessoas (menos que nos outros anos por ser em dia de semana e por causa da crise) ali rumaram levadas pela crença de que algo divino ali possa habitar.
Num canal de televisão pude mesmo ouvir o líder de um grupo de peregrinos a dizer que "iam ao encontro de Deus".
Se estivesse ao lado da dita pessoa ter-lhe-ia dito: "Amigo, Deus é espírito e não habita em templos feitos por mãos humanas". Lembrar-lhe-ia também que o que atrai ali tantos fieis é uma pretensa senhora de Fátima (que muitos afirmam ser a virgem Maria) considerada, pelos que nisso crêem, como rainha dos céus.
Mesmo que ali estivesse a imagem de Maria (e não está porque ela nunca foi fotografada ou esculpida enquanto vivia) ainda assim precisamos lembrar que ela não é Deus porque há apenas um único Deus verdadeiro que também é o Deus de Maria.

9 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde!

De onde vem tanta certeza de que Maria não foi fotografada nem esculpida?

Quem ali foi, foi ter com sua mãe, receber dela alento, coragem, força, ou seja, tudo aquilo que que um filho recebe de sua mãe.

Digo mãe, porque se esta é mãe do salvador é nossa mãe também, porque Cristo está em cada um de nós, só é preciso saber encontra-lo, e isso sim é o que falta a muitos homens de fé, do qual eu estou incluido e concerteza você tambem.

Isto que eu acabei de dizer é que deve preocupar os homens e não como estes manisfestam a sua fé.

Abraço

José Carlos disse...

Caro anónimo, foi fotografada (?!) quando, por quem? mostrem-me a fotografia. Esculpida tem sido muito mas de acordo com a imaginação humana, sem qualquer rigor científico, que de resto não poderia existir.
Quanto a Maria ser mão dos cristãos onde aprendeu isso? Onde está (na Bíblia) escrito que Maria é nossa mãe?
Foi mãe do Salvador por escolha de Deus e apenas isso. Essa (e só essa) foi a sua missão que ela cumpriu e bem. Por isso a admiro e respeito.
Agora prestar-lhe culto? A que propósito se só Deus merece adoração?
E não me venha cá com o paleio habitual de que os católicos não adoram Maria e sim veneram porque, como bem sabe, é-vos impossível saberem qual é a diferença entre uma coisa e outra.
O que salva, caro amigo, não é a fé. Ter fé na fé não resolve coisa alguma. Quem Salva é Jesus Cristo, mediante a fé, porque como o Apóstolo S. Pedro disse: " E em nenhum outro há salvação. Porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos “ (Actos dos Apóstolos,4:12)
Volte sempre.

José Carlos disse...

Esqueci um pormenor importante do seu comentário, caro anónimo.
Quando diz que é preciso encontrar a Cristo o que você não conseguiu e certamente eu também não. Fale por si. Devo dizer-lhe que eu já O encontrei. Ele é o meu Senhor e Salvador.
Espero que o encontre também e rápidamente. E, não se esqueça, Ele pode, e deve, ser encontrado sem quaisquer outros mediadores

Anónimo disse...

Que interessa o que se escreve ou o que se diz?
O importante é o que damos ou não ao nosso semelhante, o que sentimos por ele e como o respeitamos. Aí é que se encontra ou não o Senhor o Criador do Universo aquele que nos protege e fica triste com tanta certeza e sapiência... Srs. eruditos pensem bem... é por estes trocos que tudo está virado de pernas para o ar... todos queremos ter razão todos julgamos que sabemos tudo...isso só fomenta a guerra e afasta o Amor Universal!!!. Sejamos livres de Amar desde que as nossas acções e pensamentos estejam de acordo com a vontade do nosso Criador.
Fiquem na Paz de Cristo e sejamos humildes...

José Carlos disse...

Meu caro, pode não interessar muito o que se escreve ou diz. Mas interessa certamente (e muito) o que está escrito na PALAVRA DE DEUS.
Esse seu discurso adocicado (do amor universal) não me comove e sabe porquê? Porque não tem por base A VERDADE. E a verdade não é minha, nem de ninguém, é de Deus. Jesus que disse ser AVERDADE e disse também que a Palavra de Deus (a Bíblia) é a VERDADE.
Cristo não pode ser encontrado no meio de discursos tão adocicados quanto ineficazes.
Ele é apenas encontrado por quem o busca com sinceridade e em VERDADE.
Eu sei que o seu discurso, caro anónimo, é mais popular. Mas, infelizmente não é verdadeiro.
Não se alimenta a alma humana com "água adocicada" apesar de ser mais fácil de engolir.
A VERDADE, e só a VERDADE pode satisfazer os mais profundos anseios de cada ser humano

Anónimo disse...

Meu caro josé Carlos, e, porque que é que tem de ser mentira a Fé que as pessoas demonstram pela Mãe de Jesus? Decerto que não pretende ser detentor da Verdade ou quer? É preferível ser-se doce do que amargo...Jesus era doce até para sua Mãe e para nós, pois continua a aturar-nos sempre com a sua doçura...obg. por dizer que as minhas palavras são doces, mas duvidar da minha Fé, só a Jesus lhe dou esse direito.Se acreditamos os dois no mesmo Jesus, porque não havemos de respeitar a liberdade de cada um (o seu livre arbítrio?), pois há atitudes/actos de Fé que nem deviam ser comentados. Só há que aceitar o "outro" e respeitá-lo, como nosso irmão,desde que a finalidade seja trabalharmos para um dia voltarmos à casa do Pai. Por tanta Verdade apregoada em nome de Jesus, vê-se como o Médio Oriente está e lá não têm falinhas mansas/doces, é mesmo a doer/amargo...que resultado esse procedimento tem dado? Pense, pense, pense, no verdadeiro Jesus que tem dentro de si, pois só Ele é que é a Verdade e a Vida. Não discordo do seu ponto de vista, só me imcomoda quando o vejo julgar os outros "não julgues para não seres julgado"...Abraço irmão.

José Carlos disse...

Meu caro eu respeito as ideias de toda a gente mas é meu dever mostrar a verdade que, como diz e bem, está em Jesus e, acrescento eu, na Bíblia.
Como cristão convicto que sou tenho o DEVER de mostrar a verdade aos outros.
Se leu bem o meu post eu apenas me manifesto contra a frase que ouvi de um peregrino que, ao ir para uma manifestação religiosa em honra da senhora de Fátima, dizia que ia ao encontro de Deus. E, como digo no título, a senhora de Fátima não é Deus. Deus é único e não reparte a sua glórias com mais ninguém. Eu respeito a fé de todos aqueles que vão a Fátima ou a quaisquer outros lugares (embora discorde deles) mas tenho o DEVER como cristão de lhes mostrar que eles estão errados. Não foi isso que, por exemplo, o Apóstolo Paulo fez em seus dias? Não foi isso que os profetas de Deus fizeram? Eles mostraram onde estava a verdade.
Se, por causa do amor e respeito que devo a todos, eu deixar de falar a verdade conforme ela está revelada na Bíblia eu peco e estou a mostrar falta de amor.
E não misture nisto o que se passa no Médio Oriente. Ali luta-se por terra e as armas para essa luta são as diferenças religiosas.
Eu não sou religioso nem prego religião. Não há nenhuma religião que salve porque a salvação não está nas religiões ou igrejas está na pessoa maravilhosa de Jesus. E ou o temos na nossa vida (e para o termos temos de o receber pela fé) e estamos salvos ou estaremos perdidos não importa a religiosidade que possamos possuir.
Isto tem de ser dito por ser verdade revelada na Bíblia. Cada verdadeiro cristão existe neste mundo para, custe o que custar, revelar a verdade de Deus.
As pessoas estão a depositar a sua fé no que não é verdade e eu tenho o dever de dizer isso. E isto não é falta de respeito para com quer que seja.

arrevezado disse...

Eu admiro o marianismo como uma grande lição de marketing... Os senhores de Roma acharam que o produto "deus" deveria ser disponibilizado numa gama mais abrangente de forma a conquistar o mercado dos adoradores das divindades femininas, mercado abundante e até então ignorado. Sendo assim, depois de "deus pai" e "deus filho", surgiu "deus mãe" (era uma lacuna mais que óbvia).

E o Amor Universal também é um conceito giro, fica algures entre Woodstock e a IURD.

José Carlos disse...

Pois é arrevezado. O que diz é verdade, por muito que custe a engolir.