sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Enquanto há vida...

Hoje encontrei um amigo que há muito não via. Está velho e está triste. Da sua velhice partilho (devemos ser da mesma idade) mas da sua tristeza não.
Contava-me ele que, há 15 dias, lhe morreu o pai. Pior do que isso, dizia-me, é o facto de ambos já não se falarem há vários anos por causa de ciúmes entre irmãos. Comovido contava-me que gostava mesmo do pai e andava há muito para ir ter com ele e fazer as pazes; dizer-lhe quanto o amava e até admirava, mas o orgulho…
Agora que morreu o rapaz só chora. “Porque é que demorei tanto?”, interroga-se. Em amargura diz também: “Eu só queria que ele soubesse o quanto gostava dele”.
Depois de o tentar confortar, como pude, vim para casa a pensar em tantos casos que podem assemelhar-se ao do meu amigo.
A Bíblia diz aos cristãos que quando se irarem o sol não se deve por sobre a sua ira. Pensa um pouco: estás zangado ou amuado com alguma pessoa, apesar de teres estima por ela?
Estás à espera que essa pessoa morra para lhe dizeres o quanto a admiras; como gostas dela? Quando ela morrer já será tarde.
Eu, que nem estou zangado, nem amuado com os meus irmãos em Cristo e com os meus amigos, apesar disso, quero dizer-lhes o quanto o seu amor fraternal e a sua amizade é importante para mim. Aproveito também para dizer à minha mulher, esposa, amiga e companheira bem como às minhas filhas, tão lindas e tão especiais, o quanto as amo e como agradeço a Deus todos os dias pela sua existência. Dizer-lhes o quanto são importantes na minha vida e como seria tão difícil viver sem elas.
É que, quem sabe, amanhã posso já não ter esta oportunidade.
Faço-o, por isso, enquanto há vida

8 comentários:

Jorge Oliveira disse...

A história do teu amigo é triste, mas é uma grande realidade. Façamos tudo o que tivermos que fazer enquanto há vida.

Bonita declaração de amor.

Um abraço forte de e dizer-te também que agradeço a Deus o facto de seres meu amigo.

José Carlos disse...

Eu também estou grato ao Senhor por te ter como irmão e amigo.
DTA

Vilma disse...

Também penso assim. E mais do que pensar, procuro agir.
Acho que todos nós gostamos de ouvir o quanto as pessoas nos querem bem.
Nem sempre e nem nunca. Mas não há nada pior que só darmos valor ao que deixamos de dizer, quando perdemos as pessoas amigas ou de familia.
Aproveitar enquanto as temos connosco!
Que Deus possa consolar o teu amigo! :)

sara disse...

a tua filha linda e especial também te ama, papá.
sabendo, é claro, que sou a tua preferida, fico comovida por teres feito um esforço por dizer o mesmo também da outra, para ela não ficar triste. és um coração mole! :)

beijinhos!

Anónimo disse...

Como Amigo e Irmão agradeço a parte que me toca, e aproveito para dizer que para mim (e sei que a minha familia partilha do mesmo sentimento), é realmente um privilégio ter-te como amigo, assim como a tua familia.
Bem ajam a todos.
Deus vos abênçoe.

José Carlos disse...

Beijocas para a Sara e para a Lídia e abraço para o Irmão e amigo Ayres

Anónimo disse...

Estavam à espera da minha argumentação:)
Ah Ah Ah
Este post tocou-me muito e por isso aqui deixo o meu comentário para lembrar que amo muito os meus pais, que são a minha rocha e o meu refúgio,que amo muito a minha mana (a tal preferida dos meus pais:) sem ela a minha vida não teria a mesma cor e alegria, que amo muito o meu belo e castiço marido,com quem partilho a minha vida, que amo muito os meus manos e as suas 2 princesas e os meus irmãos e amigos em Cristo, bem como a minha familia.
Para todos um beijinho.

José Carlos disse...

Beijinhos meu amor. DTA.