terça-feira, julho 01, 2008

E o vencedor é...

No Zimbabué aconteceu a segunda volta das eleições presidenciais. Na primeira volta, em que o vencedor foi Morgan Tsvangirai (o líder da oposição), primeiro que os resultados aparecessem... nesta segunda volta, em que o candidato era apenas o ditador Mugabe (por causa da desistência do líder da oposição), os resultados apareceram no mesmo dia... incrível.
Mugabe "ganhou" com mais de 85%. Isto é o que dizem as fontes oficiais. Apesar disso, pese embora o facto dos líderes africanos (reunidos no Egípto) não terem condenado as acções de Mugabe (alguns deles não são muito diferentes do ditador), a atitude de Morgan Tsvangirai de desistir para não participar numa farsa, fez dele o grande vencedor.
Mugabe pode estar sentado na cadeira presidencial mas, tal como Saul em relação a David, sabe que ocupa um lugar que não lhe pertence.
A comunidade internacional vai ficar-se apenas pela condenação ao nível das palavras e das (sempre ineficientes) sanções?

2 comentários:

Lavrador disse...

"A comunidade internacional vai ficar-se apenas pela condenação ao nível das palavras e das (sempre ineficientes) sanções?"
Vai! A comunidade internacional é composta por uma cambada de hipócritas que buscam o interesse próprio. O povo do Zimbabué sabe que não pode contar com ninguém e muito menos com os estados africanos.
Gostava que fosse diferente mas não é! A comunidade internacional pode aparecer para enterrar os corpos mas não é capaz de evitar as mortes!

José Carlos disse...

É pena que assim seja mas, infelizmente, assim é.
Abraço