quarta-feira, janeiro 23, 2008

Sofrimento

Salvador Mendes de Almeida ficou tetraplégico aos 16 anos em consequência de um acidente de mota ocorrido a dois de Agosto de 1998. A partir daquela altura, um jovem de 16 anos que praticava Jet Ski quase todos os fins-de-semana, jogava rugby, futebol e fazia equitação todos os dias, ficou preso a uma cadeira de rodas e dependente de outros para quase todas as acções de um dia-a-dia normal.
Recentemente lançou um livro e foi apresentado como alguém que conseguiu vencer apesar da tragédia. Mas eis que de repente, como uma bomba, caiu-lhe a notícia em cima. O seu pai, Vasco Mendes de Almeida (um dos seus grandes sustentáculos) morreu, no passado Sábado, num acidente de aviação ocorrido em Angola.

A primeira pergunta que me ocorreu foi: "Meu Deus, já não bastava?"

O sofrimento é algo que tem vindo a incomodar a humanidade a partir da tragédia do Eden e, por muito que se argumente, é sempre complicado explicar o seu sentido.
As perguntas multiplicam-se como cogumelos: "Porquê eu?; Onde está Deus?; Porque é que, aparentemente, alguns sofrem mais do que outros?"
Já o patriarca Jó colocava questões muito semelhantes a estas, há alguns milénios.

A Bíblia diz que todas as coisas têm razão de existir, inclusive o sofrimento e, como a Jó, por vezes Deus prefere não dar explicações. Talvez porque não seríamos capazes de as entender.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo!
Mas mota? Ou será moto?

José Carlos disse...

Julgo que está bem das duas maneiras. Seja como for é assim que está escrito no site do Salvador Mendes de Almeida.