quarta-feira, julho 04, 2007

As Influências do Sol

O sol, simbolo de vida, também tem que se lhe diga em matéria de malefícios. Em tempos adorado (ainda há quem o faça à sucapa) sabe-se hoje que, por causa de alguns dos seus raios, pode matar.
Ainda há pouco se realizou uma festa em sua honra, apesar de ter sido João baptista a levar com as culpas. As chamadas Festas Populares (Sto. António, S.João e S.Pedro) foi a forma da igreja católica "cristianizar" a festa pagã direccionada ao astro rei. Sem dúvida que a festa do S. João do Porto acontece justamente quando se dá o chamado solestício de verão.
João Baptista nada tem a haver com o desejo, e necessidade, do povo se divertir. Apesar disso temos os manjericos de S. João, as orvalhadas de S.João, as marchas de S.João e as sardinhas de S.João que, dizem, pingam no pão...
No passado dia 23 de Junho, uma ouvinte da rádio perguntou-me: "Onde é que o Zé Carlos vai comer as sardinhas do S.João?" Respondi: "Sardinhas do S.João?, ele não comia sardinhas, comia gafanhotos... além disso ele não era nada rapioqueiro, pelo contrário era um asceta."
A ouvinte riu-se e, acredito, ficou a perceber o mesmo. É provável que para o ano me volte a perguntar onde é que eu vou comer as sardinhas do S.João...
Quanto o sol se riria, se pudesse...


2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Eu comi 8 "gafanhotos" e um copito e meio de maduro tinto.
Ihihihhihi...

José Carlos disse...

E o mel silvestre? ah! era o tal tintol. Como diria o Vasco Santana: "Compreendi-te"