quinta-feira, outubro 06, 2005

Cavalo de Batalha

Esta semana voltei a encontrar as denominadas "Testemunhas de Jeová". A conversa incidiu sobre o nome de Deus. As duas senhoras insistiram comigo que ninguém pode honrar, glorificar e agradar a Deus se não souber e invocar o seu nome (Jeová).
Para além de lhes lembrar que não se pode conhecer a pronuncia exacta do tetragrama hebraico de onde sai Jeová ou Yahweh, (porque o hebraico só possui 22 consoantes e não tem vogais), elas não desarmaram e insistiram: "O nome de Deus é Jeová e quem não o conhecer e não o invocar não pode agradar-lhe".
Perguntei-lhes então: "Abraão, Isaque e Jacó honraram a Deus e fizeram a sua vontade?", Elas disseram que, embora não tivessem sido perfeitos, agradaram a Deus. Neste ponto lembrei-lhes o que Deus diz em Êxodo,6:3: "Apareci a Abraão, Isaque e Jacó mas pelo nome de Yahweh(ou Jeová) não lhes fui conhecido".
Ou seja; Abraão, Isaque e Jacó nunca invocaram quele nome de Deus porque o desconheciam. Assim sendo pergunta-se: Faz sentido que as T.J. insistam tanto nesta tecla? Não será apenas mais um "Cavalo de Batalha" tão do agrado das seitas?.

2 comentários:

Anónimo disse...

É de se notar que vc pouco conhece as Escrituras e se vc tivesse estudado um pouco mais saberia muito bem o que esta dizendo. Raciocina sobre o que esta escrito em Exodo 6:3 que vc irá entender o que Jeová disse. É triste saber que ainda existem pessoas como vc.

"...1 Jeová disse então a Moisés: “Agora verás o que farei a Faraó, pois, por causa duma forte mão ele os mandará embora e por causa duma forte mão os expulsará de sua terra.”

2 E Deus prosseguiu, falando a Moisés e dizendo-lhe: “Eu sou Jeová. 3 E eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-poderoso, mas com respeito ao meu nome Jeová não me dei a conhecer a eles."

Conseguiu entender agora?

José Carlos disse...

Quem não entende é você. O texto mostra que Abraão, Isaque e Jacó não conheceram Deus criador como Jeová (Yahweh). Ele veio a revelar esse seu nome mais tarde. E nem por isso aqueles três patriarcas deixaram de honrar e glorificar a Deus em seus dias.
Entendeu?