quinta-feira, março 19, 2009

Bem o prega frei Melícias...

De acordo com o jornal Correio da Manhã de hoje, o padre franciscano Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social, um rendimento anual de pensões de 104.301 euros. Ou seja, em 14 meses o frei Melícias tem, ainda de acordo com o mesmo jornal, uma pensão mensal de 7.450 euros. Àquele jornal o prelado disse que o valor desta aposentação resulta da "remuneração acima da média" auferida em diversos cargos.
O patrono dos franciscanos já deve ter dado voltas no túmulo. Ou então terá dito, parafraseando um adágio popular: “Bem o prega frei Melícias…”
Espero que, já que os franciscanos devem viver uma vida simples, o conhecido sacerdote vá distribuindo pelos pobres; e há tantos em Portugal!

4 comentários:

Vilma disse...

Há algo de errado em tudo isto!

Jorge Oliveira disse...

Às tantas ele até doa os 7000 euros para os frades e fica só com o resto.
:)

Anónimo disse...

Isto já não é coisa de agora, ainda em vida, o Francisco de Assis teve que gramar com desaforos deste género por parte de alguns pupilos.
Parece que o conceito "ordem mendicante" tem muitas interpretações...

Ainda há pouco tempo descobri que o livro de eleição de Frei Melícias era: "O Monge e o Executivo - uma História sobre a Essência da Liderança", de James C. Hunter, que é mais ou menos o mesmo que dizer: "que se lixe a Bíblia, que eu agora curto é livros de gestão..."

(e eu hoje estou particularmente malévolo)

José Carlos disse...

Começo a entender porque é que o Frei faz sempre os possíveis para estar de acordo com todos. É só ouvi-lo, quando é chamado a comentar na televisão.

(arrevezado, qualquer pessoa sensata se indigna coma a situação, mesmo que não esteja particularmente malévolo)