sexta-feira, dezembro 26, 2008

Presépio Diferente

Confesso que, como protestante que sou, não sou muito apreciador de presépios. Apesar disso, um destes dias, ao visitar uma instituição do meu concelho, vi um presépio com uma particularidade interessante. A freira que mo mostrava destacava que as suas figuras eram diferentes das habituais e eu notei que a de Maria era mais pequena que todas as outras. Quando referi o facto à minha cicerone esta chamou-me a atenção para o facto de Maria estar de joelhos perante o menino, sendo por isso que tinha menos altura.
Ironizei com ela: "É assim que nós, evangélicos, gostamos de ver Maria; de Joelhos perante Jesus e não num altar para ser adorada". A freira ripostou de imediato: "Maria tem de estar no altar porque é mãe de Jesus mas nós não a adoramos, veneramo-la".
Questionei-a: "Sejamos honestos, madre, quanto são os católicos que sabem que Maria não deve ser adorada?" Ao que ela respondeu: "Todos os que são esclarecidos". Um pouco a brincar e um pouco a sério disse-lhe: "Então o anterior papa era pouco esclarecido porque o vi duas vezes de joelhos perante a imagem de Fátima; se isso não é adoração qual é a diferença entre adoração e veneração?".
A resposta da madre foi assim: "Ora para que estou eu a perder tempo com o Zé Carlos...".
Enfim... mas que gostei de ver a imagem de Maria de joelhos perante Jesus lá isso gostei.

Sem comentários: