segunda-feira, agosto 11, 2008

A Lição das Vespas

Confesso que não gosto nada de vespas (haverá alguém que goste?) e, por isso, sempre que as vejo a rondar fico incomodado. Na semana passada, ao passar uns dias de merecidas férias com a família e amigos, notei que vespas era coisa que não faltava junto à piscina. Como, para além de mim, aquele insecto incomodava também os elementos mais jovens da comitiva que me acompanhava, resolvi procurar o ninho das vespas e não foi difícil encontrá-lo, entre a relva, junto à piscina.
Esperei que a noite chegasse e, pensando eu que elas já estariam todas lá dentro, peguei uma pedra pontiaguda e cravei-a na abertura, esperando ter encerrado para sempre os malfadados insectos.
Na manhã seguinte, bem cedo, dirigi-me ao "local do crime" na esperança de ver os meus esforços coroados de êxito. Que nada...
As malandras já estavam a trabalhar numa entrada alternativa capaz de libertar as que tinham sido feitas prisioneiras. Fico na dúvida se as vespas socorristas teriam dormido fora do vespeiro e por isso, ao regressarem na manhã seguinte, se defrontaram com a situação ou se, pertencentes a outro vespeiro vizinho, foram alertadas pelos "telemóveis" das prisioneiras para a trágica situação.
Seja como for, fica-me a lição de tenacidade e inter-ajuda das vespas. Não foi preciso muito tempo para que a nova abertura estivesse funcionável e, dessa forma, todas as vespas libertadas. Para aquelas vespas nem uma pedra pontiaguda serviu de obstáculo.
Que os cristãos, em matéria de tenacidade e auto-ajuda, aprendam com as vespas.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lavrador disse...

Gostei da história das vespas. Fez-me lembrar a minha inquietação, à hora do almoço, em que tive de matar algumas com o meu filho para podermos comer em paz! Viver no campo tem as suas vantagens e eu prefiro as vespas no campo à tranquilidade da cidade!

José Carlos disse...

Estamos de acordo lavrador. Grande abraço.

Anónimo disse...

Ai...
eu é que estou cá com uma vespa!
já regressei ao trabalho hoje!as férias já la vão!

beijocas

José Carlos disse...

A "vespa" de algumas pessoas já se sentem há vários dias...