sexta-feira, julho 25, 2008

A "explosão" inteligente

Já se sabia que certos pássaros, por exemplo na floresta humida Amazónica do Equador, costumam procurar locais onde exista argila que eles comem por causa dos minerais nela contidos. Agora uma equipa de investigadores descobriu que certa espécie de morcegos (sobretudo as fémeas) procura a argila, sobretudo, quando ingerem grandes quantidades de frutos tóxicos. Os investigadores pensam que, porque os morcegos fêmeas ingerem mais frutos que o usual durante a gestação e lactação, elas estão expostas a niveis maiores de toxinas. Procuram, por isso, compensar consumindo água e argila ricas em mineirais. De alguma forma aqueles morcegos sabem que essa é a melhor forma de se livrarem da toxicidade desses frutos.
Se tudo neste universo (incluindo a vida na terra) resulta, como alguns defendem, da tal "explosão", deveremos considerar que essa "explosão" era inteligente.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois...
é como dizes, o pior cego é aquele que não quer ver.
às vezes essas pesssoas nem no que ensinam acreditam, mas depois de dizerem tantos disparates já nem coragem têm de admitir os erros!
confesso que tenho medo de morcegos:))
beijinhos

José Carlos disse...

Eu sei que tens medo de morcegos. De resto não são própriamente bichinhos que possamos considerar queridos, apesar de tudo são muito úteis e, já vimos, inteligentes.
Beijinhos