sábado, maio 13, 2006

"O Complexo de Moisés"

Nós, cristãos, damos muitas vezes lugar àquilo que designarei por "Complexo de Moisés". Este heroi da fé começou por pensar que podia tudo; (Tinha 40 anos, estava formado pela universidade egípcia, era filho da filha de Faraó) por isso achava que os israelitas iriam entender que ele seria o seu líder... mas eles não entenderam (Actos,7:25)
Depois disto Moisés passou a pensar que não podia nada; (Não sabia falar, todos eram mais capazes do que ele, ele não era ninguém) por isso só aceitou a tarefa dada por Deus quando lhe foi permitido levar seu irmão Arão.
Já no deserto, a caminho da terra prometida, resolveu convencer-se que a sua tarefa era demasiado pesada para ele. Foi até Deus a choramingar para dizer que "Eu só não posso conduzir este povo...". Como se fosse ele quem, pelo seu próprio poder, estivesse a conduzir o povo.
Deus vai dar a Moisés uma lição que nenhum cristão deveria perder de vista. Manda a Moisés que escolha 70 homens capazes e depois retira do espírito que está sobre Moisés e o dá aos 70...(Números,11:17).
Foi como se Deus dissesse a seu servo; "Moisés em ti há poder suficiente mas já que te recusas a usar esse poder vou reparti-lo com outros 7o e assim, tu e eles, (com a mesma quantidade de poder que havia em ti) vão realizar o trabalho".
Não esqueçamos que "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças...Porque Deus dá forças ao cansado e renova as forças ao que não tem nenhum vigor".

Sem comentários: