sexta-feira, abril 28, 2006

João Ferreira Annes D'Almeida

A Sociedade Bíblica, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, vai recordar João ferreira D'Almeida, o amado tradutor da Bíblia para o português, nascido naquele concelho, com uma exposição que será inaugurada a 6 de Maio para ficar patente até 4 de Junho, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Mangualde.
Simultaneamente a autarquia de Mangualde decidiu dar a uma rua do concelho o nome de João Ferreira D'Almeida.
A esta iniciativa não é alheio o facto de se cumprirem 325 anos sobre a tradução, para a lingua portuguesa, do Novo Testamento por aquele tradutor, em 1681.
É de toda a justiça.
Não valorizando o facto de que a própria ideia da lusofonia foi por Ferreira de Almeida muito influenciada, destacava que o meio evangélico, que tanto tem aproveitado da acção desse grande homem, sabe tão pouco a seu respeito.
Por isso é que aplaudo, de forma entusiástica, esta iniciativa que vai incluir, dia 3 de Junho, uma visita de estudo e homenagem destinada a líderes cristãos (pastores, obreiros, dirigentes de departamento e professores) para a qual vai ser organizada uma excursão, cá no Norte.
Os mais novos também não serão esquecidos havendo para os tais a iniciativa "À aventura com João Ferreira D'Almeida" que terá lugar a 13 de Maio.
Vale a pena ter estas iniciativas em consideração.

Sem comentários: